Código: | AF17 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPV | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo |
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Corpo docente: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo |
Português
Entender como se processa a construção da identidade, designadamente a consciência de si;
Saber o que significa um projecto de vida e uma história de vida e um, o que os une e distingue conceptualmente;
Compreender a importância da actividade do sujeito na determinação do seu percurso e história da sua vida;
Perceber a influência dos outros e da família na construção do projecto de vida;
Saber ajudar um sujeito e/ou uma família a delinear o seu projecto de vida.
Conhecimentos essenciais sobre a construção da identidade;
Revisão de conhecimentos sobre desenvolvimento humano e ciclos de vida;
História de vida, identificação de momentos chave, processos de transição, crise e conflito;
Projecto de Vida: identificação de capacidades, desejos, potencialidades e limites;
Técnicas psicodramáticas de apoio à construção do projecto de vidaIdentificação de momentos chave na construção e apoio ao projecto de vida: diagnóstico/avaliação, construção, decisão, supervisão;
Conhecimentos essenciais sobre Coaching.
Os conteúdos essenciais desta UC estão inequivocamente relacionados com a Psicologia do Desenvolvimento e com a perspectiva de Carl Rogers sobre a participação activa do sujeito na definição da sua própria vida, a partir de um trabalho sobre a consciência de si (que mais tarde outros irão trabalhar e explorar, António Damásio, por exemplo). Estes conteúdos enquadram a metodologia que se pretende trabalhar – o projecto pessoal de vida (PPV) e cujo objectivo é dotar os futuros técnicos de intervenção social de ferramentas que lhes possam ser úteis no exercício da profissão.
Irá utilizar-se uma metodologia que propicie activamente a apropriação dos conteúdos da UC pelos estudantes:
- Leitura e debate de pequenos textos
- Visualização de alguns documentos audiovisuais
- Leitura e análise de histórias de vida, detectando quais os seus problemas e que tipo de trabalho de poderia realizar com a pessoa
- Realização de tarefas relacionadas com a construção do PPV
- Conhecimento e aplicação de uma diversidade de técnicas e instrumentos que estão relacionados com a construção do PPV
- Realização de uma história de Vida e de um projecto pessoal de vida associado (em articulação a UC de SAD).
- Realização de sínteses de aula
A natureza da UC exige uma apurada articulação entre a partilha de experiências (dos próprios sujeitos da formação ou de relatos publicados) e as atividades de natureza teórico-conceptual que confiram sentido e organizem essas experiências. Essa alternância metodológica permite espaços de análise conceptual mas também emocional, dando lugar à reflexão sobre o “outro” partindo do “eu” e à identificação participada dos elementos que devem constar de um projeto de vida.
Assim, as metodologias escolhidas permitem trabalhar o quadro teórico de base na sua ligação à metodologia de construção do PPV, incentivando os alunos a descobrir e a experimentar, primeiro com eles e entre eles e depois experimentando no terreno (crianças, jovens, adultos e idsoso de um bairro), em contexto, a própria metodologia.
Assiduidade e participação nos trabalhos de aula - 10%
Trabalho a pares: Um bairro, uma história de vida e um projecto pessoal de vida - 70%
Reflexão individual sobre o processo de trabalho vivido - 20%
Os estudantes que optem por um regime de avaliação contínua terão que participar em 75% das aulas, excepção aos trabalhadores estudantes cuja percentagem deve ser negociada com o docente responsável.
Rogers, C.;Terapia Centrada no Paciente, Moraes Editores, 1983 |
Miranda, Mª João & Ana Beja;Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Psicosoma, 2012 |
Abreu, J. L. Pio;O modelo do psicodrama moreniano, Quarteto Editora, 2001 |
Schoen-Ferreira, Teresa Helena et al;“A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório”, 2003 (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17240) |
Catalão, João Alberto e Penim, Ana Teresa;Ferramentas de Coaching, Lidel – Edições e Técnicas, Lda, 2000 |
Costa, E.;Gerontodrama: a velhice em cena, estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade., Ágora, 1998 |
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Editores, 1983 |
Rogers, C.;Terapia Centrada no Paciente, Moraes Editores, 1983 |
Miranda, Mª João & Ana Beja;Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Psicosoma, 2012 |
Abreu, J. L. Pio;O modelo do psicodrama moreniano, Quarteto Editora, 2001 |
Schoen-Ferreira, Teresa Helena et al;“A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório”, 2003 (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17240) |
Catalão, João Alberto e Penim, Ana Teresa;Ferramentas de Coaching, Lidel – Edições e Técnicas, Lda, 2000 |
Costa, E.;Gerontodrama: a velhice em cena, estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade., Ágora, 1998 |
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Editores, 1983 |
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